SEGUNDA PIOR TRAGÉDIA DA HISTÓRIA Parte I

SEGUNDA MAIOR TRAGÉDIA DA HISTÓRIA DO FUTEBOL:
LOCAL: Accra, Ghana 🇬🇭
DATA: 9/5/2001
JOGO: Hearts of Oak X Assante Kotoko
NÚMERO DE MORTOS: 126
#accrastadium #accra #soccertragedy#ghana #africa #tragedianofutebol#grandestragedias #gana
.
.
Depois de contarmos sobre cada uma das maiores tragédias da história do futebol, desde a décima quinta, finalmente chegamos na segunda pior já ocorrida na história do futebol. Quem quiser rever cada uma das outras 13 tragédias já publicadas, basta clicar em #tragediascdf .
.
O maior desastre da história do continente africano e o segundo maior da história ocorreu no dia 9 de maio de 2001, no estádio de Accra, Ghana. Foram 126 mortos no total. Um número tão impressionante, que é quase a soma dos desastres de Hillsborough (terceiro maior) e Heysel (décima quinta maior tragédia). Mesmo assim, provavelmente você nunca sequer ouviu falar desse acontecimento fatídico. Apesar de um relatório final culpar a força policial por incitar a debandada dos torcedores e também a estrutura do estádio, nenhum oficial foi responsabilizado até hoje por essa tragédia. Ao contrário de Hillsborough, não existe mais brigas na justiça e processos abertos sobre o ocorrido, além disso o estádio não sofreu qualquer reforma após a tragédia e por isso continua classificado por especialistas como uma “armadilha mortal” aos torcedores que o frequentam. A única lembrança daquele fatídico dia, é uma estátua de bronze na parte externa do estádio com os dizeres:
” Eu sou o guardião do meu irmão”. Naquele dia, dois dos maiores clubes de futebol de Ghana iriam se enfrentar em um estádio antigo, construído no início da década de 60. Depois de sair atrás no marcador o Hearts of Oak marcou duas vezes no final da partida e virou a partida para 2 a 1. Os torcedores do Asante ficaram revoltados com essa virada do rival e começaram a arremessar garrafas no campo, além dos próprios assentos, que eram velhos, baratos e fáceis de serem arrancados. É claro que o futebol africano não possui um movimento de hooliganismo nas torcidas, mas para esses jogos entre os clubes mais populares o policiamento era bem reforçado. A polícia foi ao jogo com balas de borracha CONTINUA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s