Barcelona 1988-1994 Parte I

TIME: Barcelona
LOCAL: Barcelona, Espanha
PERÍODO: 1988-1994
CONQUISTAS: Tricampeão da Supercopa da Espanha (91,92 e 94), Bicampeão da Copa do Rei (87/88 e 89/90), Campeão da Champions (1991/92), Campeão da Recopa UEFA (88/89), Campeão da Supercopa da UEFA (92) e Tetracampeão Espanhol (90/91, 91/92, 92/93 e 93/94).
.
.
TIME BASE: Zubizarreta; Ferrer, Nadal, Ronald Koeman e Juan Carlos (Sergi); Amor (Eusébio Sacristán), Guardiola, (Bakero) e Michel Laudrup, Stoichkov, Begiristain (Salinas) e Romário. Técnico: Johan Cruyff
.
.
Esse é um dos maiores times que já existiram na história do futebol. Foram 12 títulos em 6 anos, dos quais 9 foram nacionais (incluindo 4 campeonatos espanhóis) e 3 continentais (incluindo uma Liga dos Campeões). Não só o Barcelona do gênio Cruyf ficou marcado pela sua supremacia, como também acabou estabelecendo um novo estilo de se jogar futebol, um estilo baseado na troca de passes e portanto, na posse de bola. O time ficou apelidado de “Dream Team” e revolucionou o futebol europeu de 1988 até 1994. Em quem vocês acham que Pep Guardiola se inspirou para criar aquele sólido sistema de jogo do Barcelona de Xavi, Iniesta e Messi? Aqui vai uma dica: Guardiola era um dos protagonistas do formidável Dream Team. Em 2011 Guardiola em uma declaração para a imprensa afirmou: “Eles (dream team) foram os pioneiros e nós não podemos competir com eles, não importa quantos títulos conquistemos” e completou “Nós nunca iremos nos igualar ao período do Dream Team”. Antes de Cruyff chegar ao Camp Nou a situação era desesperadora para o Barça: 1 título em 14 temporadas. O holandês montou um verdadeiro ESQUADRÃO INVENCÍVEL e é sobre isso que se trata esse episódio da série #esquadroesinvenciveis
O que mais chama a atenção nesse timaço, é que a grande maioria desse elenco era formada por jogadores da casa, das categorias de base do clube catalão. A Liga dos Campeões conquistada em 1992, foi a primeira da história do Barcelona, que acabou fazendo o Real Madrid virar um mero coadjuvante na Espanha e Europa.
A história começa quando Cruyff, um dos maiores jogadores de todos os tempos, termina a carreira e resolve virar técnico. CONTINUA…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s