O Caso de Manipulação Robert Hoyzer Parte Final

Os alemães ficaram horrorizados com esse esquema, suas ramificações e consequências, porém mal sabiam eles que no ano seguinte um esquema de manipulação dez vezes maior iria explodir na divisão de elite italiana. A “sorte” aqui, é que esse escândalo não afetou a divisão de elite do futebol alemão, mas sim às inferiores. Mesmo assim, o esquema foi um grande prejuízo para muitos torcedores, apostadores, próprios clubes e principalmente para a reputação da Associação Alemã de Futebol. Esse escândalo só ficou atrás de um maior ainda que ocorreu no início da década de 70, mas que vou contar mais para frente. Detalhe, que a Alemanha seria o país-sede da Copa do Mundo de 2006 (que a Itália levou), então resolver isso o mais rápido possível era fundamental para os investigadores. Uma das partidas com mais evidências de manipulação foi Hamburgo (primeira divisão) contra Paderborn (na época estava disputando níveis regionais), com vitória do Paderborn graças a marcação de dois pênaltis inexistentes. De qualquer forma, após o escândalo tudo voltou ao normal e até hoje nada do gênero voltou a ocorrer dentro do futebol alemão. Após término das investigações esses foram os resultados:
• Hoyzer foi banido para o resto da vida de atuar em qualquer função ligada ao futebol, além de ter sido sentenciado a 2 anos e 5 meses de prisão. A sentença dele e de mais 5 condenados foram confirmadas após apelação ter sido negada em última instância. • Os três irmãos croatas que orquestraram o esquema também foram sentenciados a cumprir 2 anos e 11 meses de cadeia. • Árbitro Dominik Marks também foi preso por participação no esquema e o árbitro Torsten Koop banido por 3 meses, já que não delatou Hoyzer imediatamente quando foi abordado pelo colega de profissão. • Partidas diretamente afetadas por árbitros e/ou jogadores envolvidos no esquema podiam ser revistas pela Liga. • O Hamburgo recebeu uma compensação financeira por ter saído mais cedo da Copa da Alemanha, assim como outros clubes que também foram comprovadamente prejudicados.
• Algumas partidas das divisões inferiores da Alemanha foram repetidas, enquanto resultados de outras competições como a Copa da Alemanha foram mantidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s