França 1980-1984

CAMISAS HISTÓRICAS #14
Minha página começou a contar a história das mais importantes camisas de futebol e suas respectivas histórias. Aprenda mais sobre as histórias por trás delas em nossa nova série de postagens. *CADA CAMISA UMA HISTÓRIA* . Vamos agora, para a história da décima quarta camisa: #camisascdf
.
.
PAÍS: França 🇫🇷
MODELO: Camisa Titular Seleção
ANO: 1980-1984
FABRICANTE: Adidas
IMPORTÂNCIA HISTÓRICA: Camisa usada por uma das melhores gerações da história do futebol francês e também uma camisa clássica da “era das camisas listradas”. .
.
HISTÓRIA: Essa é a segunda camisa francesa a entrar em nosso acervo e esse modelo consegue simplismente superar aquele tanto em importância quanto em beleza. Essa camisa titular francesa foi utilizada quando a França tinha uma das seleções mais fortes de sua história (Michel Platini, Jean Tigana e Dominque Rochteau). Desenhos de camisas com listras na vertical já eram relativamente comuns na Europa durante o início da década de 80. Naquela época fazia pouco tempo que a Adidas tinha adentrado com os dois pés no mundo do futebol, mas mesmo em pouco tempo já estavam explodindo e fazendo um enorme sucesso com seus desenhos inovadores. E o que essa camisa tem de tão especial? Uma palavra – riscas. As listras na vertical com riscos intercalando elas, só chegariam no Reino Unido no ano seguinte ao lançamento dessa camisa francesa. Além do que, ter essas riscas coloridas e indo até a gola era muita inovação para ser absorvida de modo tão rápido. As camisas duplamente listradas já haviam sido utilizadas no futebol inglês, mas nunca “pegaram”. Outro elemento chave que fez essa camisa ficar tão famosa, foi a inserção de um paínel branco logo abaixo da gola (somente na versão com mangas compridas). As 3 listras da Adidas, as cores tradicionais da seleção francesa, o paínel branco, o galo dourado (símbolo da Federação Francesa), o antigo logo da Adidas sem nenhum texto e o estilo mais “apertado” dessa camisa fizeram ela se tornar um verdadeiro ícone para apreciadores e colecionadores. Essa camisa original é encontrada na internet à venda por mais de R$ 1.500,00. A partir de 82 removeram o paínel por conta do calor espanhol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s