FEYENOORD 1968-1971

TIME: FEYENOORD ROTTERDAM
LOCAL: Rotterdam, Holanda 🇳🇱
PERÍODO: 1968-1971
CONQUISTAS: Campeão Mundial Interclubes (1970), Campeão da Liga dos Campeões da UEFA (1969-1970), Bicampeão Holandês (1968-1969 e 1970-1971) e Campeão da Copa da Holanda (1968-1969). Foi o primeiro clube holandês da história a conquistar os títulos da Liga dos Campeões da UEFA e do Mundial Interclubes.
.
.
TIME BASE: Eddy Treytel (Eddy Graafland); Piet Romeijn, Theo Laseroms (Joop van Daele), Rinus Israël e Theo van Duivenbode (Harry Vos); Franz Hasil, Wim Jansen e Willem van Hanegem; Henk Wery, Ove Kindvall e Coen Moulijn. Técnicos: Ben Peeters (1968-1969), Ernst Happel (1969-1973)
.
.
Quem pensa que o futebol holandês se resume a Ajax e PSV está redondamente enganado e posso falar? Muitos pensam isso, porém esse preconceito está para mudar com a história que vou contar agora. No ano de 69 muitos holandeses achavam que depois de 13 edições da Liga dos Campeões da Europa, a hora de um clube holandês vencer a competição mais importante do continente havia finalmente chegado. Porém, o Ajax decepcionou demais na final e acabou tomando um couro do Milan na final (4 a 1 foi o placar em favor dos italianos). Na temporada seguinte esse time de Roterdã apareceu e acabou finalmente conquistando a Europa para os holandeses pela primeira vez, além de ter apagado o vexame que o Ajax tinha dado. A equipe do Feyenoord que era muito bem organizada, equilibrada e focada, acabou derrotando o grande Celtic de Jock Stein na final. Como se não bastasse, depois venceram o Estudiantes e conquistaram o mundo. Esses dois títulos vieram acompanhados de conquistas domésticas, nascimento de ídolos e também, da consagração de um super técnico do futebol: Ernst Happel, comandante austríaco que se firmou como um dos mais inteligentes, brilhantes e prestigiados de todos os tempos. Ernst foi o primeiro treinador da história a conquistar a Champions por 2 clubes diferentes (o outro foi com o Hamburgo que já contei em #esquadroesinvenciveis
Uma coisa é fato: o Feyenoord do final da década de 60 e início de 70, já apresentava um “teaser” do que seria o famoso “carrossel holandês” apresentado pela seleção holandesa em 74.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s