Categorias de Base

CATEGORIAS DE BASE .
.
As categorias de base são essenciais no mundo do futebol e são as principais responsáveis pela formação de crianças e adolescentes que desejam se profissionalizar nesse esporte. Quase todas as agremiações esportivas possuem a sua própria divisão de base, por isso é possível encontrar diversas academias espalhadas pelos quatro cantos do planeta, todas montadas e preparadas para a formação de futuros jogadores profissionais.
Chamamos de “categorias de base”, porque existem de fato várias categorias que são definidas pela faixa etária dos jovens. Essa classificação é sempre feita usando o critério da “idade máxima” permitida para aquela categoria específica. No futebol moderno os principais clubes do mundo possuem um time reserva oficial, ou seja, um “Time B” que é composto pelos reservas/jovens recém-promovidos das categorias de base. O objetivo principal de qualquer Time B, é sempre desenvolver jogadores que acabaram de sair da base, ou jogadores que já jogaram em nível profissional, mas ainda precisam amadurecer mais para encarar o futebol em um nível superior.
Esses times reservas geralmente não podem enfrentar as equipes principais em competições oficiais e também não podem disputar as divisões mais altas de suas respectivas ligas. A maior parte dos craques que já existiram no futebol tiveram que passar pelas categorias de base, os craques atuais também tiveram sua passagem por lá, assim como os craques que ainda estão por vir provavelmente estão atualmente nas categorias de base. Existem infinitas competições voltadas para as categorias de base no mundo inteiro. Aqui no Brasil as duas principais competições da base são: Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20 e a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Lembrando que essas competições acabam servindo como uma vitrine para clubes europeus e empresários.
Esse sistema de categorias de base é bem contrastante com o sistema adotado pelos Estados Unidos, onde a maioria dos jovens desenvolvem suas carreiras usando os colégios e universidades espalhados por todo o país. Alguns dos clubes europeus com as melhores categorias de base são: Ajax, Barcelona, Benfica, Bayern Munique, Real, Man United.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s