Marseille 1988-1993 Parte Final

CONTINUAÇÃO….Basicamente, o que aconteceu foi que um jogador do Marseille chamado Eydelie, entrou em contato com 3 jogadores do Valenciennes (pequeno clube), pedindo que eles entregassem um jogo que era fundamental para a conquista do quinto título francês deles e ainda não machucassem nenhum atleta do lado deles, pois tinham uma final de Champions contra o Milan pela frente. Eydelie, afirmou que eles seriam bem pagos se atendessem estes pedidos. Não preciso nem dizer que um destes 3 indivíduos, Jacques Glassman, reportou tudo à federação francesa. Resultado: Suspensão da Supercopa da UEFA de 93, da Champions de 93-94, mundial de clubes de 93 (onde jogariam contra o São Paulo), além de rebaixamento e cassação do título de 92/93. Nenhum clube foi considerado campeão daquela temporada. Este episódio foi bem chocante, principalmente por todos saberem que o Marseille não precisava disso para vencer o campeonato. Depois do ocorrido, desmanche total do time e um novo título só em 2010. Até hoje eles são o único clube francês a ter ganho uma Champions. Sobre os principais jogadores:
Barthez – Começou a brilhar no clube, antes de estourar e fazer muito sucesso com a seleção francesa. Virou um grande ídolo.
Amoros – Grande lateral, que perdeu o pênalti na final da Champions contra o Estrela, porém fez mais de 114 partidas e também ajudou muito a seleção francesa da década de 80.
Desailly – Antes de brilhar no Milan e na seleção francesa, jogou e ajudou demais o OM. Substituiu o grande zagueiro brasileiro Mozer. Em 93-94, venceu a Champions de novo, mas pelo Milan e marcando um dos gols na final.
Mozer – Jogou no poderosíssimo Flamengo de Zico e 4 anos na França. Conquistou 3 campeonatos franceses com o OM.
Deschamps – Já fiz a bio dele, então quem não leu vale a pena ler. Foi o capitão deste esquadrão invencível e da França na conquista da Copa de 98.
Abedi Pelé – Também já fiz a biogafria dele na minha página. Melhor jogador da história de Gana e um dos melhores do continente africano e da história do futebol.
Papin – Marcou 182 gols, 2 maior artilheiro de todos os tempos do OM. Bola de Ouro em 90 e 2 melhor jogador do mundo de 91.
#esquadroesinvenciveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s