Camisas – Birmingham 1972-74

CAMISAS HISTÓRICAS #11
Minha página começou a contar a história das mais importantes camisas de futebol e suas respectivas histórias. Aprenda mais sobre as histórias por trás delas em nossa nova série de postagens. *CADA CAMISA UMA HISTÓRIA* . Vamos agora, para a história da décima primeira camisa: #camisascdf
.
.
PAÍS: Inglaterra 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿
MODELO: Terceira camisa
ANO: 1972-1974
FABRICANTE: Umbro
CLUBE: Birmingham
IMPORTÂNCIA HISTÓRICA: Demonstração clara de como no passado as terceiras camisas já eram um “show à parte” em termos de desenhos e cores.
.
.
HISTÓRIA: Esse negócio de “terceira camisa” já é considerado um fenômeno no mundo inteiro. Graças a invenção do terceiro uniforme, cada vez mais os clubes espalhados pelo planeta criam uniformes que fogem de suas tradições em desenhos e cores. Antes de se tornar uma arma de marketing, a ideia nasceu da necessidade de se ter um terceiro uniforme caso os dois primeiros entrassem em conflito (por conta da proximidade das cores). Muitos pensam que a terceira camisa é algo moderno, mas se você olhar bem através da história vai encontrar diversos exemplos utilizados por clubes várias décadas atrás. Um destes exemplos é essa terceira camisa do clube inglês da cidade de Birmingham: o Birmingham City, utilizada de 1972 até 1974. A camisa é composta de cores presentes na bandeira da Alemanha Ocidental (amarela, vermelha e preta). Mas não se engane: essa não era por exemplo, uma camisa vermelha com uma faixa preta e outra amarela. Essa era uma camisa dividida igualitariamente em três partes: amarelo na esquerda, preto na direita e vermelho no meio, ou seja, cada cor correspondia a 1/3 da área da camisa. Não existe um motivo provado do porque essa camisa foi criada, o que existem são teorias e a mais provável é que ela foi lançada por conta de uma pré-temporada que o Birmingham fez na Alemanha Ocidental, em 1972. Essa teoria sendo verdade ou não, o fato é que essa camisa foi parar no vestiário deles. A terceira camisa foi utilizada várias vezes dentro de um período de 2 anos, inclusive em jogos contra o Tottenham, West Bromwich e QPR. A Umbro foi ousada nessa camisa, algo que infelizmente não vemos mais hoje em dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s