O Escândalo na Série A – Parte III

CONTINUAÇÃO…. chamada para depor, foi o técnico da seleção italiana, Marcelo Lippi. 3 semanas antes do pontapé inicial da Copa de 2006, Lippi apareceu em frente aos magistrados para responder acusações de que sua convocação, havia sido influenciada por Moggi. A alegação, era que Moggi havia pressionado o técnico para que ele convocasse poucos jogadores da Juventus, com a finalidade de que o clube não fosse prejudicado por lesões e fadigas no início de sua nova temporada. No final, dos 23 jogadores que foram a Copa, 5 eram da Juventus e outros 8 das outras equipes envolvidas no escândalo, mas ninguém foi condenado por falta de provas. Moggi, também tinha acordo com um comentarista chamado Baldas, que era uma espécie de Galvão Bueno da Itália e que certamente conseguia influenciar demais a opinião do público. No acordo, Moggi decidiria de quais árbitros Baldas iria comentar favoravelmente e quais negativamente. Em troca, Baldas ganharia acesso em primeira mão a notícias internas (sobre qualquer assunto) de dentro da Juventus. Existem várias conversas gravadas entre Moggi e o chefe da associação nacional de arbitragem, onde eles discutem quais são as melhores opções de árbitros para os próximos jogos da Juventus (quem tiver interesse pode buscar mais infos destas conversas em alguns sites da internet). Na próxima e última parte, vamos fazer uma análise sobre o ocorrido, falar sobre o veredicto final, porque este escândalo é tão polêmico e também finalizar com uma conclusão geral.
Vamos agora, detalhar as punições:
.
.
Juventus – Rebaixada para a Serie B com 30 pontos negativos, perda do direito de disputar a Champions e perda dos 2 últimos títulos da Serie A. Após apelações, conseguiram iniciar a Serie B com 17 pontos negativos.
.
.
Lazio e Fiorentina – Rebaixados a Serie B. Após apelações, disputaram Serie A, mas começaram com 11 e 19 pontos negativos, respectivamente. .
.
Milan – Perda do direito de jogar a Champions e início na Serie A com 30 pontos negativos. Após apelações, início na Serie A com 8 pontos negativos e pôde jogar a Champions.
.
.
Reggina e Siena – Não envolvidos diretamente no caso, mas também perderam 11 e 1 ponto, respectivamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s